Mini resenha: A Loteria e outros contos (Shirley Jackson)
Shirley Jackson foi uma escritora americana muito conhecida pelos suas histórias de terror, tendo como algumas das obras mais conhecidas A Assombração da Casa da Colina (um clássico que ficou mais conhecida ainda pela adaptação The Haunting of Hill House na Netflix), Sempre Vivemos no Castelo e o conto A Loteria, presente na antologia em questão. A Loteria e outros contos foi a única antologia de contos escritos por Jackson e publicada em vida, no ano de 1949.
São 24 contos que compõem essa antologia, divididos em 4 partes, com temas bem variados, mas que possuem uma similaridade: diferenças e conflitos. Sejam elas entre diferentes classes sociais, entre pessoas de gêneros diferentes ou entre pessoas de cor diferentes, Shirley Jackson traz ao leitor não um terror sobrenatural, mas um terror pior ainda, o terror social.
Tratando do racismo, quero destacar os contos Primeiro você, meu caro Alphonse e Jardim Florido que traz duas perspectivas de como a sociedade trata pessoas negras de formas diferentes: no primeiro tratando com pena como se precisassem de esmola e doações quando, e no segundo tratando com desprezo não só a pessoa em si, mas também quem se relaciona com ela. Lembrando que são contos escritos por uma mulher branca na década de 1940, são histórias que continuam atuais até hoje e com certeza merecem mais destaque. Outros contos que também merecem são Minha vida com R. H. Macy, A renegada, Elizabeth, Estátua de sal e, claro, A loteria.
É um livro que eu adorei ler, por mais que alguns contos eu não tenha entendido, o que não é um problema pois só me deixou mais curioso para saber do que eles falavam. Curto, rápido de ler e com uma escrita tanto gostosa quanto assombrosa, Shirley Jackson conseguiu me pegar mais uma vez.



Comentários
Postar um comentário