Mini resenha: Nick e Charlie (Alice Oseman) - Ur so gay

Nick e Charlie é uma novela de Heartstopper (dispensa comentários) que se passa após os acontecimentos das graphic novels (acredito eu que irá se passar até mesmo depois do volume 6, mas não dá pra confirmar já que o quinto volume nem foi lançado ainda), no momento em que Nick se prepara para ir para a faculdade e deixar para trás a pequena cidade e Charlie. Às vezes eu tenho um certo problema com romances adolescentes porque simplesmente não entendo o porquê deles não resolverem os problemas logo já que tudo acabaria com uma boa conversa. E não é diferente com essa história.

Adoro Heartstopper, sério, li os quatro volumes em dois dias e o que mais me pegava na relação do Nick e do Charlie era como tudo era tão simples e natural, mas nessa novela, com os personagens mais maduros e crescidos, uma falta de comunicação que não faz muito sentido estar ali me incomodou bastante. Significa que não gostei da leitura? Não, adorei ainda assim, é um drama rápido de ler e, convenhamos, se não tivesse problema também não teria história até porque a narrativa é justamente sobre essa falta de comunicação entre os dois envolvendo a questão do Nick estar indo para a faculdade e o Charlie não saber como lidar com isso. Mas o que mais me incomoda mesmo é como Charlie, depois de tanto tempo e todos os problemas pelos quais ele passou, ainda é bastante influenciável, ainda mais depois do que acontece com Tao e Elle.

Outro ponto que achei muito interessante (e não lembro se ao ponto que as HQs estão isso é mostrado) é como Charlie parece se tornar dependente de redes sociais, se tornando um garoto que posta tudo no Tumblr, bem blogueirinho. Sinceramente, gostaria de ver mais disso e como pode acabar se tornando nocivo para o personagem, mas não acredito que vá acontecer.

Com todo o drama que acontece, todo o estresse que o livro me fez passar, ainda foi uma leitura que gostei muito de fazer até porque já faz um tempo que li os quatro volumes e vai demorar mais um tempo ainda para que o quinto seja lançado. Além disso, as ilustrações no meio da narrativa são lindas e me fizeram imergir ainda mais na leitura. Se gostou das HQs, corre pra ler essa novela, completamente imperdível.


❧ Nick e Charlie (publicado originalmente em 2015)

❧ Alice Oseman

❧ 168 páginas

❧ Editora Seguinte

❧ Tradução de Guilherme Miranda

❧ ★★★★ 1/2

Comentários