Mini resenha: Querida Konbini (Sayaka Murata) - Irasshaimasê!

 

Havendo mais de 50 mil unidades em todo o Japão, uma konbini é uma loja de conveniência, aberta 24/7, durante todo o ano. Práticas, rápidas e de fácil acesso, a konbini é o principal elemento do livro de Sayaka Murata, Querida Konbini, altamente aclamado pela crítica e vencedor do prêmio Akutagawa.

Tendo como protagonista Keiko Furukura, uma mulher de 36 anos que vem trabalhando em uma konbini nos últimos 18 anos, Murata constrói um romance singular e extremamente envolvente. Abordando principalmente a pressão social imposta nas pessoas para que elas sigam os padrões do que é considerado “normal” para a sociedade, esse foi um livro que me tocou demais por ter me reconhecido na própria Keiko: ela não é compreendida pelo mundo, essa falta de compreensão leva a pessoas se intrometendo na sua vida, dando opinião sobre o que ela deve e não deve fazer, como se as pessoas soubessem mais sobre ela do que ela própria. Para fazer com que as pessoas parassem de comentar sobre a sua vida, Keiko decide fingir que está se relacionando com Shiraha, um homem extremamente machista e desagradável que também não é aceito pela sociedade (mas dessa vez com razão! Cada cena em que ele aparece é de revirar os olhos). Entretanto, ainda assim as pessoas dizem a Keiko como as questões da sua vida devem ser pois eles ainda não estão satisfeitos com a vida de Keiko, esperando que ela entre nos padrões de boa namorada e dona de casa.

Querida Konbini é um livro curto, mas com uma mensagem enorme e que infelizmente não é tão bem tratado quanto deveria ser da forma que Murata fez. Há uma pressão maior em Keiko por ela ser uma mulher solteira e que está na casa dos 30, sem um pretendente em vista e muito menos planos para ter filhos, mas além disso ela também é pressionada por não trabalhar num emprego considerado adequado para a sua idade. Um livro rápido de ler e que vale demais a recomendação para quem quer começar a desbravar um pouco a literatura japonesa contemporânea.


❧ Querida Konbini (publicado originalmente em 2016)

❧ Sayaka Murata

❧ 152 páginas

❧ Editora Estação Liberdade

❧ Tradução de Rita Kohl

❧ ★★★★1/2


Comentários