O Castelo Animado (Diana Wynne Jones)
❧ O Castelo Animado (publicado originalmente em 1986)
❧ Diana Wynne Jones
❧ 368 páginas
❧ Editora Galera Record
❧ Tradução de Raquel Zampil
❧ 3★
E o castelo? Ruiu!
Publicado em 1986, “O Castelo Animado” ficou mundialmente conhecido por causa do filme produzido pelo Estúdio Ghibli com o mesmo título em 2004. Depois de eu assistir ao filme esse ano (e me apaixonar pelo Howl) decidi ler a obra original e eis minha surpresa quando me deparo com uma narrativa tão estranha quanto diferente do filme.
A base continua a mesma: Sophie trabalha na loja de chapéus de sua madrasta e em um certo dia ela conhece um cara meio estranho, mas que não o reencontra tão em breve. Depois disso, em um fatídico dia ela se depara com a Bruxa das Terras Devastadas que a transforma em uma idosa de 90 anos; buscando uma solução para o seu problema, ela parte para o castelo móvel do mago Howl onde lá ela conhecerá Michael, o aprendiz, e Cálcifer, um demônio do fogo. A partir disso, o livro e o filme vão por caminhos opostos.
Acredito que a maior diferença (e a que mais me surpreendeu) é a origem de Howl, com o mago, no livro, sendo originário do País de Gales, na “nossa” terra. Nisso, o castelo móvel não é somente um lugar mágico que quebra as barreiras do espaço, mas também de múltiplas realidades. Queria poder dizer que gostei muito do livro, mas não gostei: em algumas partes achei meio confuso, Howl não é tão galante como no filme, o final de Sophie e Howl pareceu apressado pra mim, enfim, não foi uma boa experiência. Ainda assim, para quem for ler (e tiver a mente aberta para as diferenças entre as duas versões), espero que tenha uma melhor experiência de leitura. O box com os três livros da série (pontuando que são histórias independentes entre si que se passam em um mesmo universo) está atualmente disponível no Kindle Unlimited, por onde eu li.
Diana Wynne Jones nasceu em 1934, em Londres. Vencedora do Guardian Award, também já concorreu a diversos outros prêmios, como o Children’s Book e o Carnegie Medal. Em 2006, foi nomeada doutora honorária em literatura pela Universidade de Bristol. Faleceu em 2011, aos 76 anos.




Comentários
Postar um comentário