Qualityland (Marc-Uwe Kling)


 ❧ Qualityland (publicado originalmente em 2017)

❧ Marc-Uwe Kling

❧ 352 páginas

❧ Editora Planeta, pelo selo Tusquets

❧ Tradução de Claudia Abeling

❧ 5★


Isso é tão Black Mirror

FICÇÃO CIENTÍFICA! UMA PITADA DE SUSPENSE! UM POUCO DE ROMANCE! Esses foram os ingredientes escolhidos para escrever um romance ótimo, mas Marc-Uwe Kling nem um pouco acidentalmente adicionou um ingrediente extra na mistura: O ELEMENTO COMÉDIA! som de explosão E assim nasceu uma das ficções científicas mais geniais do século XXI!

Deixando de lado a referência, Qualityland é um livro incrível que acredito ser muito pouco provável encontrar alguém que não tenha gostado!

Você não sabe se ri ou se chora

Qualityland é o lar de uma sociedade completamente automatizada onde inteligências artificiais dizem para o usuário qual é a melhor escolha a ser feita em determinado momento, o seu parceiro ideal é escolhido por um aplicativo (mesmo que você já esteja saindo com uma outra pessoa) e a maior empresa de varejo envia produtos para a pessoa sem nem ela ter pedido ainda com a desculpa que ela sabe que o produto será necessário logo em breve ou que a pessoa está precisando dele naquele momento, mas não sabe ainda. Literalmente parece que o autor pegou vários elementos de Black Mirror e Futurama, mas conseguiu passar a crítica social de um com a comédia do outro de uma maneira tão boa que não parece ser uma coisa repetitiva para quem já assistiu as duas séries.

Nosso protagonista, Peter Desempregado, acabou de ser trocado pela namorada por alguém que o aplicativo considera ser uma melhor opção para ela. Triste e deprimido, ele recebe a visita do drone de entrega da The Shop, a maior loja de Qualityland, que traz para ele um dildo. Rosa. Em formato de golfinho. É. Esse é o estopim de uma jornada árdua, hilária e profunda sobre os caminhos que a nossa sociedade está tomando em inúmeras áreas, pessoais e profissionais, e como esse futuro retratado por Kling talvez não esteja assim tão longe da gente.

Trazendo inúmeras referências à nossa realidade, coisas absurdas como um musical contando a história de amor de Adolf Hitler e um androide se candidatando à presidência (que por incrível que pareça, era a escolha mais certa naquele momento), Kling consegue entreter e instigar o leitor a continuar lendo, sem conseguir largar o livro. Capítulos curtos que alternam entre pontos de vista e tem ainda no meio pequenas passagens de propagandas e páginas de sites, Qualityland é o livro que você precisa sem nem saber ainda que precisa. Um livro que te faz pensar sobre a nossa sociedade atual, a forma como consumimos produtos, materiais ou não, e com temas tão recentes que fazem parecer que o livro foi escrito na semana passada. Não vou contar spoilers, é um livro que você precisa ir descobrindo aos poucos como a realidade (tanto a retratada por Kling quanto a nossa própria) funcionam, com o autor dando uma aula sobre algoritmos de uma maneira tão simples que é capaz de fazer até o mais leigo em tecnologia entender. Em 2019 a HBO anunciou que estava sendo produzida uma série adaptando Qualityland, mas desde então pouquíssimas informações sobre a produção foram liberadas e acredito que as chances dela ver a luz do dia são bem baixas, infelizmente.


Nascido em 1982, Marc-Uwe Kling é um dos autores de maior sucesso na Alemanha. É formado em Filosofia e Artes Cênicas e, além da escrita, se dedica à música e à comédia. Seu romance Qualityland, ganhador do Deutsche Science-Fiction-Prei e traduzido para 24 idiomas, é um fenômeno de vendas na Europa e será adaptado para uma série de TV pela HBO. Atualmente, Kling vive em Berlim.


Comentários