O Colecionador (John Fowles) - Andou para que Joe pudesse stalkear
O Colecionador foi um dos livros mais bizarros, esquisitos e interessantes que eu li nos últimos tempos… e levando em conta que tenho lido muita coisa estranha nos dois últimos meses, isso é bastante coisa.
Alternando entre dois pontos de vista, o leitor acompanha Frederick Clegg, um homem estranho e obcecado que sequestra sua paixão, Miranda Gray, uma jovem bela e espirituosa. Enquanto na primeira parte a narrativa é pela visão de Clegg até o momento em que Miranda fica à beira da morte, a segunda parte já vai ser a partir do diário da garota durante seu tempo no cárcere, contando o que ela pensa do seu sequestrador, suas impressões do mundo e seu passado conturbado. É muito importante pontuar essa estrutura pois, retomando a discussão sobre romance literário e de entretenimento da resenha anterior, essa maneira de contar a história transforma o livro em uma espécie de “livro misto”: o ponto de vista de Clegg é a parte do entretenimento, causando suspense e tensão no leitor de uma maneira muito singular, Frederick pode até não “convencer” o leitor tão bem como Joe Goldberg de You, mas o autor sabe muito bem como mostrar todos as razões e a mente deturpada desse protagonista-antagonista; já o ponto de vista de Miranda é onde o autor coloca todas as questões sociais e culturais que estavam entalados na garganta, o sequestro e o cativeiro são só um pano de fundo para todas reflexões que a personagem tem, envolvendo além disso tudo o contexto político mundial da Guerra Fria e o desenvolvimento de bombas nucleares.
Não assisti ao filme de 1965 pois não achei para assistir, mas fiquei com muita vontade e espero um dia poder dar uma conferida. Fica a recomendação dessa leitura incrível e que merece ganhar uma chance, quem sabe assim o autor seja até mais publicado por aqui? Esse não é nem o seu romance mais reconhecido, The Magus de 1965 foi o escolhido da bibliografia do autor para estar na lista dos 1001 livros para ler antes de morrer, então o que será que tem nesse para receber mais merecimento?
❧ O Colecionador (publicado originalmente em 1963)
❧ John Fowles
❧ 352 páginas
❧ Editora DarkSide Books
❧ Tradução de Antônio Tibau
❧ ★★★★★




Comentários
Postar um comentário